Quem esclarece as questões mais pertinentes é o diretor de defesa profissional da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, doutor Serafim Borges.

 

SBMEE Quais profissionais podem obter o título de especialista em medicina esportiva?

SERAFIM BORGES Apenas médicos podem receber esse título, que é emitido pela SBMEE e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

 

SBMEE E o que é preciso fazer para conquistar esse título?

SERAFIM BORGES Realizar o exame dado pelo SBMEE, que compreende três provas: a escrita, de caráter eliminatório, outra teórico-prática e mais uma de habilidades. Para saber as datas e horários dos testes bem como ter acesso a ficha de inscrição, a relação de documentos solicitados, o conteúdo programático das provas e a bibliografia sugerida, basta enviar um e-mail para a secretaria da SBMEE, no secretaria@medicinadoesporte.org.br.

 

SBMEE Depois de obter o título, o profissional já pode se intitular especialista?

SERAFIM BORGES Não, não pode. Primeiro, ele deve fazer o registro desse título no Conselho Regional de Medicina (CRM) para, só então, poder divulgar sua especialidade em seu receituário, site, cartão de visitas e consultório.

 

SBMEE O que pode acontecer com o profissional que se diz especialista em medicina esportiva sem ser?

SERAFIM BORGES Ele estará cometendo um crime, ao qual responderá junto ao seu Conselho e também civilmente.

 

SBMEE Existe a possibilidade do título de especialista sair da responsabilidade da SBMEE e ir para outras entidades?

SERAFIM BORGES Já houve uma tentativa de retirar da nossa Sociedade a emissão dos títulos, mas isso foi amplamente contestado e nesse momento não há mais chances disso acontecer.