Você é extremamente dedicado aos treinos, mas percebe que seu peso não baixa ou só está aumentando? Isso acontece. Alguns corredores têm a esperança de perder aqueles quilinhos extras durante o treinamento, mas são surpreendidos com o ganho de peso ou com o estacionamento do processo de perda da gordurinha indesejada. Existem algumas explicações para isso:

Ganho de músculos
O treino faz você ganhar mais massa muscular, que é mais densa que a gordura. A boa notícia é que mesmo que essa situação se traduza em um ganho de peso total, o seu percentual de gordura diminuiu e o seu corpo está mais fortalecido.

Mais carboidrato
Outro ponto que influencia na mudança no ponteiro da balança é que o seu corpo está aprendendo a armazenar carboidrato como combustível (glicogênio), para que você possa fazer corridas mais longas. Esse estoque é importante para ter energia, mas você acaba ganhando alguns quilos extras neste processo.

Mudança na alimentação
Preste atenção se você não aumentou a ingestão de calorias sem perceber. Tenha em mente que a corrida não lhe dá carta branca para comer o que você quiser. O princípio básico para a perda de peso ainda se aplica: você deve queimar mais calorias do que consome.

Para ajudar nesta tarefa, certifique-se de ter na cozinha alimentos saudáveis. Assim, quando vier aquela fome incontrolável, depois da corrida, você terá por perto alimentos nutritivos e sem calorias vazias.

Exagero no consumo de isotônico
Bebidas calóricas também podem ser um problema. Você estar se dedicando a treinos mais longos não quer dizer que precise tomar constantemente as bebidas esportivas. Embora seja importante repor os eletrólitos durante as corridas demoradas, não é preciso ter constantemente um isotônico ao seu alcance. Repositores com carboidratos (açúcares) devem ser usados apenas se a corrida superar 2 horas de duração. Não é por acaso que os maratonistas de elite, que completam a prova dentro deste tempo, ingerem, basicamente, água durante o percurso. Ela também é uma excelente pedida para ficar bem hidratado.

(Fonte: Jomar Souza, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE)

Acesse o link do Portal O2porminuto: http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/materia/por-que-eu-estou-ganhando-peso-durante-o-treinamento-