Em relação à discussão envolvendo a realização de avaliação médica para ingressar em academias a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) tem a dizer que:

1) A avaliação médica prévia à participação em atividades físicas (APP) é uma ação recomendada pelas Sociedades Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e Brasileira de Cardiologia, dentre outras instituições médicas internacionalmente reconhecidas e respeitadas.

2) Compete ao médico examinador definir quais exames e avaliações complementares devem ser realizadas na APP. Muitas vezes uma avaliação detalhada do histórico médico e um exame físico completo são suficientes para liberar o indivíduo para a prática segura de exercícios físicos.

3) Estas iniciativas não se restringem a pessoas praticando exercícios físicos em academias, mas também a participantes de eventos esportivos tais como corridas de rua e também indivíduos participando de atividades amadoras de moderada a elevada intensidade, de caráter competitivo ou não.

4) A avaliação médica é um instrumento exclusivo da Medicina, portanto não cabe a nenhuma outra profissão determinar se qualquer tipo de avaliação médica é pertinente ou não. As sociedades e entidades médicas não opinam sobre como, onde e quando intervenções de outras áreas profissionais devem ser realizadas.

5) Os aspectos legais, particularmente os praticados em países estrangeiros, não têm peso algum para se definir se a APP deve ou não ser realizada no Brasil. Cabe lembrar que existem inúmeros documentos de entidades médicas nacionais e internacionais avalizando a realização da APP. Estas decisões e recomendações de entidades médicas é que servem de base para a elaboração da leis referentes a avaliações médicas nos mais diversos segmentos.

Enquanto não existir uma lei nacional regulamentando esta questão, deve-se seguir a legislação municipal ou estadual vigente.

Concluindo, a SBMEE afirma que a APP é uma intervenção segura que pode salvar vidas e otimiza os resultados positivos de um programa de exercícios. A APP deve ser realizada por todos os praticantes de exercícios físicos.

Diretoria/SBMEE