EVENTO DISCUTE TEMAS ATUAIS RELACIONADOS À MEDICINA DO ESPORTE

PREVENÇÃO DA MORTE SÚBITA NO ESPORTE, AVALIAÇÃO METABÓLICA DE CAMPO, CONTROLE ANTIDOPING, TREINAMENTO FÍSICO PARA O ATLETA DE ALTO RENDIMENTO, NUTRIÇÃO ESPORTIVA, ATIVIDADE FÍSICA PARA O DEFICIENTE FÍSICO, LESÕES POR “OVERUSE”, E LESÕES NAS ARTICULAÇÕES SÃO ALGUNS DOS DESTAQUES DO 22º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE (CBMEE).

Estão confirmadas as participações dos médicos estrangeiros Kenneth Cooper (idealizador do “Método Cooper”, tão em moda na década de 70 e 80), John Bergfeld (consultor médico da NBA e da NFL) e também Adrian Hutber (Vice-Presidente do Programa “Exercise is Medicine”, do American College of Sports Medicine).

Entre os dias 05 e 07 de agosto de 2010, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME) realiza o 22º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte (CBMEE), em Curitiba (PR).

“A Medicina Esportiva estará mais uma vez aprofundando e buscando as evidências científicas que confirmem a importância da atividade física como alternativa, associada ou não ao tratamento de doenças. Nosso objetivo é propiciar aprendizado, aliando atualização profissional e troca de informações e experiência”, afirma o Dr. José Kawazoe Lazzoli, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

O evento contará com importantes nomes da medicina do esporte, tanto nacionais, quanto internacionais.

Dentre os convidados estrangeiros estão John Bergfeld (Operating Room Management Team Cleveland Clinic) Kenneth Cooper (Founder and hairman Cooper Aerobics Center) e Adrian Hutber (Vice-Presidente do Programa “Exercise is Medicine”, do American College of Sports Medicine).

“O movimento “Exercise is Medicine” (“Exercício é Remédio”) está ligado ao American College of Sports Medicine e advoga, com fundamentação científica, o uso do exercício físico literalmente como um “Medicamento”, ou seja, ajudando a prevenir e tratar uma série de doenças crônico-degenerativas (cardiovasculares, pulmonares, metabólicas, alguns tipos de câncer, etc)”, conclui “Dr. Kawazoe.

Temas que serão discutidos durante o evento:

Ciências do Exercício e do Esporte - Fisiologia e Avaliação

Avaliação ergoespirométrica
Avaliação metabólica de campo
Cineantropometria
Controle antidoping
Fundamentos fisiológicos para a prescrição de exercícios
Treinamento físico para o atleta de alto rendimento
Treinamento físico em condições especiais
Recursos nutricionais e ergogênicos no esporte
Supervisão médica de uma equipe desportiva

Clínica Médica no Exercício e no Esporte

Atividade física para o deficiente físico
Avaliação pré-participação em populações de risco
Medicina do esporte no consultório médico
O exercício na prevenção das doenças crônico-degenerativas
O exercício no tratamento das doenças crônico-degenerativas
O exercício na redução do risco cardiovascular
Prevenção da morte súbita no esporte
Programas comunitários de atividade física
Reabilitação cardiopulmonar e metabólica

Traumatologia do Esporte

Lesões por “overuse” no esporte

Lesões ligamentares e articulares dos membros superiores

Lesões ligamentares e articulares dos membros inferiores

Lesões da unidade músculo-tendínea

Lesões nas diferentes modalidades desportivas

Prevenção de lesões e atendimento de urgência


Evento: 22º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte (CBMEE)

Realização: Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME)
Local do evento: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2.775 - Rebouças – Curitiba / PR)
Data: 05 a 07 de Agosto de 2010
Horário: a partir das 8h30

Mais informações: http://www.rveventos.net/sbme/

PROGRAMAÇÃO NO SITE

Informações sobre a caminhada:

A caminhada é uma ação à parte em relação ao congresso e é direcionada ao público da cidade de Curitiba (PR).

Mais informações: (41) 3264-6311 – Há 400 camisetas que serão distribuídas aos inscritos.

 

Fonte:www.cibersaude.com.br/



 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE © 2008 - 2010