A corrida traz uma infinidade de benefícios para o seu dia a dia, além de fazer com que você tenha melhora no bem-estar. Mas, assim como outros exercícios, investir nas passadas afeta o sistema imunológico positivamente, o que traz ganhos à imunidade, deixando problemas de saúde bem longe de você.

Durante a corrida, você ativa o sistema neuroendócrino, responsável por produzir hormônios como adrenalina, cortisol e endorfina, assim como aciona os neurotransmissores. Ao correr, aumenta o trabalho muscular e do seu coração, além de ativar ainda mais o sistema respiratório e de todos os outros envolvidos com o exercício. Isso porque, sempre que o sistema neuroendócrino é ativado, consequentemente o imunológico também passa a agir. Daí vem a importância de se manter em movimento.

Ao dar as suas passadas o corpo se vê obrigado a se proteger da inflamação provocada pelos movimentos, a defender o organismo contra possíveis lesões causadas pelo exercício. E, inclusive, faz com que você tenha capacidade de correr, já que as moléculas produzidas pelo sistema imunológico influenciam de maneira importante a musculatura periférica e cardíaca.

Mas, fique esperto: o exagero nos treinos pode ter resultado inverso e fazer com que a corrida jogue contra você. Tenha em mente que o exercício só é favorável para o trabalho do sistema imune, quando você adapta o seu corpo gradativamente ao esforço. Não pode haver sobrecargas, o que faz com que você fique fragilizado.

Aliás, todo exercício realizado além da sua capacidade pode causar uma queda passageira da resposta imunológica, facilitando a infecção das vias aéreas superiores. É isso, inclusive, que grande parte dos maratonistas sente nos dias em que se seguem aos 42 km, em maior ou menor intensidade. O efeito é resultado da quebra do equilíbrio entre inflamação e anti-inflamação, oxidação e antioxidação e por uma fragilização das defesas anti-infecciosas das mucosas das vias aéreas.

É por isso que a chave para evitar problemas de saúde está no equilíbrio. Se você quiser se superar, faça isso com um bom planejamento, mantendo sempre uma boa relação entre físico e mental.

(Fonte: Mauro Vaisberg, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE).

 

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