Mensagem do Departamento de Cineantropometria

Há cerca de dois anos criamos o Departamento de Cineantropometria da SBMEE.

A antropometria foi uma das primeiras técnicas propostas no Brasil para a quantificação do desempenho físico. Dr. José Rizzo Pinto, inicialmente, foi o grande divulgador, dando-nos as primeiras noções de Somatotipia.

Em seguida, a esta técnica mostrou-se ser um auxiliar importante nas avaliações de saúde pública para o diagnóstico diferencial da obesidade humana.

Evoluímos para cineantropometria, com a proposta de observar a “forma junto com as funções do corpo humano, assim como acompanhar a evolução destas funções devidas às alterações da forma”. Em seguida, inúmeros protocolos surgiram no mundo, acompanhados de diferentes formas de avaliar as mesmas medidas.

No Congresso Mundial da FIMS de 1978, realizado em Brasília, foi criado um grupo para o desenvolvimento da pesquisa em cineantropometria. Este núcleo de pesquisa fundou em 20 de Julho de 1986 no Jordanhill College of Education em Glasgow, na Escócia, a International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK).

Os delegados presentes propuseram uma organização cujo cunho científico e profissional estaria voltado para a cineantropometria. Conforme o boletim da ISAK (www.isakonline.com) “seus esforços levaram à criação de três congressos internacionais sobre cineantropometria e a inclusão de secções especializadas, em outros encontros, como no Congresso Científico dos Jogos Olímpicos de 1984”.

A ISAK organiza cursos, em todo o mundo, oferecendo 3 níveis de formação. Os mesmos são coordenados por 10 profissionais de nível 4. A teoria e a prática ensinadas em 3 a 4 dias de duração são avaliadas no último dia. Posteriormente os participantes devem apresentar um trabalho prático cujos resultados deverão estar em acordo com as normas estipuladas pela entidade.

No ano 2000, a Universidade Gama Filho realizou o primeiro curso no Brasil. Em 2008, estão programados, pelo menos, 2 cursos nível 1 para o Brasil.

As propostas do Departamento de Cineantropometria da SBMEE são:

- normatização da avaliação cineantropométrica;

- incentivo à pesquisa;

- divulgação de trabalhos afins realizados em todo o mundo

A colaboração de todos que trabalham nesta área será muito bem vinda, sendo oferecido no máximo dois espaços do tamanho A4, com caracteres 12.