BOTE A HIPERTENSÃO PARA… SUAR

BOTE A HIPERTENSÃO PARA… SUAR

0 465

Recurso consagrado entre os atletas que precisam perder peso da noite para o dia, saunas são uma alternativa cada vez mais quente contra problemas cardiovasculares. E a bola da vez é a hipertensão.

Em um estudo publicado no Journal of Hypertension, pesquisadores da Finlândia avaliaram 1 621 pessoas e concluíram o seguinte: quem frequentava banhos vaporizados dois ou três dias na semana estava 24% menos propenso à pressão alta em comparação aos que só iam uma vez. Não parou aí: entre os sujeitos que faziam de quatro a sete sessões, o risco era 46% menor.

“O calor contribui para a eliminação de agentes nocivos pelo suor e dilata os vasos, facilitando o fluxo sanguíneo”, explica o médico Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Rio de Janeiro.

Quem mais tira proveito

A exposição controlada ao calor nas sessões de sauna relaxa os músculos e alivia o estresse. Por isso, de acordo com Ivan Pacheco, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, pessoas com diversas condições de saúde podem se beneficiar. Só não vale abrir mão dos tratamentos convencionais.

Como curtir a sauna sem pôr a saúde em risco

Tempo e temperatura

Pelo bem do corpo, o ambiente não deve ultrapassar 45 °C. Cerca de 20 minutos são suficientes.

Comida e água fresca

Eletrólitos como potássio também vão por água abaixo na sessão. Atenção à hidratação e ao cardápio.

Antes e depois

Com aval médico, o acesso é liberado para todos. Mas, em casos de pressão baixa, deixe para o fim de semana.

Álcool e afins

Bebidas que alteram a percepção devem ficar de fora. Não ignore tontura, calor e sede excessivos.

 

Acesse o link do Portal da Revista Saúde: https://saude.abril.com.br/bem-estar/bote-a-hipertensao-na-sauna/