Reduzir calorias, levantar muito peso, apostar no aeróbico, cortar carboidratos. Existem muitas fórmulas para emagrecer que circulam pela internet, mas o que é realmente eficiente para perder peso: a dieta ou o exercício? Será que é possível emagrecer fazendo apenas um dos dois?

“Comparando os dois, é mais fácil perder peso por meio da alimentação”, diz Fernando Torres, especialista em medicina do exercício e diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). “Restringir calorias é muito mais fácil do que queimá-las.”

Segundo Torres, cortar 500 calorias por dia não fará a pessoa passar fome e fará com que ela teoricamente “emagreça” essa quantidade diariamente. “Para ter o mesmo efeito com o exercício, seria preciso fazer um treino intenso todos os dias. A dificuldade é bem maior”, afirma ele.

“Existe perder peso e existe emagrecer”

Contudo, se o seu intuito não for diminuir números na balança e sim ter um corpo mais saudável, a estratégia é outra. “Uma coisa é ir na balança e perder peso e outra é emagrecer. O trabalho [de atividade física e alimentação] correto faz com que melhore a composição corporal [massa magra e gordura]”, diz Gilberto Coelho, educador físico e especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp.

“O excesso de gordura só é perdido por meio de atividade física, principalmente a aeróbica [correr, nadar, pedalar, dançar], que acelera o metabolismo e reduz a gordura”, afirma Coelho. “Mas se você não muda a dieta, apesar de usar a gordura como fonte de energia, acaba compensando na alimentação e não emagrece nunca.”

Fernando Torres concorda: “Para emagrecer, é preciso gastar mais energia do que se consome. E é claro que isso pode ser atingido restringindo calorias da dieta ou as queimando por meio de exercício. Mas certamente a melhor estratégia é a combinação, pela dificuldade de fazer isso isoladamente.”

Segundo Torres, se o indivíduo unir a restrição alimentar ao exercício, a tarefa se torna mais fácil e, de quebra, ainda queima/gasta mais calorias. “Exercícios que queimam 250 calorias são mais fáceis e podem ser realizados mais vezes durante a semana --de cinco a sete vezes, por exemplo. Una isso a 300 calorias restritas na dieta e você perde 500 calorias por dia. A combinação faz com que você não radicalize para nenhum dos lados.”

 

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