Você sofre com cólicas e TPM? A menstruação incomoda você? É bem comum que as mulheres se sintam desanimadas a treinar por causa do ciclo menstrual. Jomar Souza, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), explica que "as mulheres podem se sentir fadigadas ou com quadro de dor durante os períodos de sangramento menstrual principalmente naquelas que têm TPM e sangramentos por vários dias". Para que a vontade de treinar não tome conta de você, a saída é buscar alternativas. Se você não gosta de entrar na piscina durante o período menstrual, por exemplo, uma saída pode ser caminhar. Se acha a modalidade muito pesada, procure uma mais leve. Confira as dicas do especialista para que o ciclo menstrual não afete tanto sua rotina.

Que exercícios devem ser praticados em cada fase? Por quê?
No período pré-menstrual, para aquelas com TPM, o ideal são exercícios aeróbicos de intensidade leve a moderada e, de preferência, ao ar livre. Isso melhora o humor e aumenta a produção de endorfinas, dando uma sensação de bem-estar. Durante o período de sangramento, principalmente quando acompanhados de cólicas menstruais, os exercícios devem ser leves. Com o uso de um absorvente adequado, a hidroginástica em piscina aquecida é uma excelente atividade, pois permite um maior relaxamento da musculatura e a redução da intensidade das cólicas. Fora do período menstrual e de TPM, a mulher pode realizar os exercícios de que mais gosta na intensidade habitual.

Algum exercício é proibido durante a menstruação?
Não existem exercícios proibidos
. Muitas atletas de competição conseguem bons resultados mesmo em pleno período menstrual. Tudo depende dos sintomas e da disposição.

Durante o período em que as mulheres ficam mais desanimadas, é possível fazer algo para que se sintam mais motivadas a praticarem esportes?
Certamente. Fazer os exercícios acompanhada por outras mulheres e ao ar livre, como acontece nos grupos de caminhada e corrida, permite "se desligar" um pouco dos sintomas, mantendo uma autoestima elevada.

 

Acesse o link do Portal Bodytech: http://www.bodytech.com.br/Blog/15-06-16/performance/a-tpm-te-desanima-a-treinar-adapte-os-exercicios-ao-seu-ciclo

Artigos Similares